AMAZONAS LIDERA CRESCIMENTO EM INOVAÇÃO NO BRASIL, APONTA ÍNDICE NACIONAL NO RANKING DO IBID

O Amazonas registrou o maior salto em inovação entre todos os estados brasileiros desde 2024, de acordo com a 2ª edição do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), lançado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) durante o Startup Summit, em Florianópolis.

O estado escalou três posições no ranking geral, ficando na 17ª colocação, um feito inédito e isolado na região Norte em um único ano.

O desempenho, considerado histórico, reflete o avanço de políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e o fortalecimento da pesquisa científica e da tríplice relação entre universidades, startups e empreendedores.

(Foto: Divulgação/ Fapeam e Divulgação/ Sedecti)

A análise do IBID, que segue a metodologia do Índice Global de Inovação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), é dividida em sete pilares. O Amazonas se destacou em dois deles.

Destaques nos Pilares Instituições e Negócios

No pilar Instituições, que avalia o ambiente institucional e regulatório, o estado alcançou a 6ª posição nacional, ficando acima da média do país.

Já no pilar Negócios, ficou em 9º lugar, com destaque especial no quesito “Absorção de Conhecimento”, indicando que o estado se tornou um ambiente propício para o desenvolvimento de ecossistemas empresariais dinâmicos e eficientes.

(Foto: Divulgação/ Fapeam e Divulgação/ Sedecti)

Para o secretário executivo de CT&I do Amazonas, Jeibi Medeiros, o resultado é a confirmação de que o estado está no caminho certo.

“Esse avanço só foi possível com o apoio do governador Wilson Lima, do secretário Serafim Corrêa e com o papel essencial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) no fomento à ciência e inovação”, afirmou Medeiros.

Medeiros também reafirmou a confiança e a governança que o Governo do Estado vem depositando no setor e sinalizou os próximos passos.

“Avançaremos para a integração regional como próximo passo e estamos criando um movimento dentro dos municípios, dando voz e vez a todos”, acrescentou.

Sobre o IBID

(Fotos: Divulgação/ Fapeam e Divulgação/ Sedecti)

O IBID é a principal ferramenta para medir o desempenho da inovação nos estados brasileiros, espelhando-se no modelo consagrado internacionalmente.

 

*FONTE:PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment